4 estratégias digitais para transformar o instagram da sua empresa em uma máquina de gerar resultados

4 estratégias digitais para transformar o instagram da sua empresa em uma máquina de gerar resultados

Como é que uma rede social que tem por objetivo fazer os usuários postarem fotos simples e vídeos curtos pode te ajudar a vender mais? A resposta a essa pergunta ajuda a entender como o Instagram se tornou fenômeno também entre empresas e profissionais de vários segmentos. Afinal, quem deseja promover e vender seus serviços para mais pessoas quase sempre usa as redes sociais.

Por outro lado, nem todo mundo vai conseguir extrair todo o potencial incrível desse canal, seja por falta de conhecimento, seja por falta de iniciativa para explorar seus melhores recursos. Se você quer estar do lado dos que conseguem transformar o perfil do Instagram em uma verdadeira máquina de gerar leads, precisa ler este artigo.

O poder do Instagram

·         O instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses. Entre esses, 500 milhões desses o aplicativo todos os dias em todo o mundo.

·         80% das contas seguem pelo menos uma empresa na rede;

·         500 milhões de contas usam o Stories todos os dias.

Isso comprova o quanto o Instagram está na elite das redes sociais e sua força para reunir uma grande massa de usuários, bem como para mantê-los engajados e ativos. Uma rede que consegue prender a atenção de tanta gente por tanto tempo certamente tem algo a oferecer em termos de negócios.

O que seu perfil precisa para se tornar uma máquina de resultados

Uma coisa é saber que o Instagram está ao alcance de todos e que com as otimizações certas é possível transformá-lo em uma máquina de gerar leads. Outra coisa bem diferente é achar que basta criar um perfil e publicar nele com alguma frequência para as vendas começarem a surgir.

Pelo contrário: não se esqueça que, como em qualquer ambiente de negócios, o Instagram também apresentará concorrentes. Por isso, o mínimo a fazer é preencher alguns requisitos que vamos conferir na lista abaixo. Eles serão a base para uma estratégia sólida de geração de leads.

Perfil comercial

Não cometa o pecado de usar o Instagram para negócios em uma conta pessoal. Sim, mesmo empresas estabelecidas caem nesse erro. Acontece que só com o perfil comercial você consegue acessar métricas em tempo real sobre o desempenho dos seus Stories e publicações, ver informações sobre seus seguidores e como eles interagem com os seus posts, adicionar informações da empresa, como horário de funcionamento, localização e número de telefone de uma forma profissional.

Domínio sobre os recursos da rede

O Instagram é uma rede bem simples e intuitiva, mas não confunda isso com falta de recursos e ferramentas. São tantos que você pode até se perder. Por isso, é muito importante tirar tempo para dominar a rede como um todo. Você pode fazer isso baixando nossos guias sobre a rede social. Sem isso, você vai gastar muito tempo para fazer um trabalho de qualidade inferior em todos os sentidos: nos posts, nos Stories, no direct, nos vídeos e nos anúncios.

Regularidade de posts

A regularidade é tão importante que nem deveria ser mencionada aqui, mas como ela continua sendo um dos principais problemas da maioria das empresas, aqui estamos nós. Sem regularidade nos posts, o público não vai confiar na sua marca como autoridade, nem se lembrar dela a ponto de se importar com suas publicações. Num cenário assim, não existe engajamento e nem geração de leads de forma contínua.

4 formas práticas de gerar leads com o seu perfil do Instagram

Chegou a hora de aprender na prática o que você pode fazer para otimizar seu perfil e equipá-lo para gerar leads de forma constante. Antes de partir para as dicas, lembre-se: as redes sociais mudam e evoluem com muita rapidez. Por isso, continue atento às novidades para não correr o risco de aplicar táticas ultrapassadas. Veja, a seguir, as dicas que você pode (e deve) colocar em prática, o quanto antes.

1. Aproveite o link da bio

O link da bio é a sua forma mais direta de colocar seu público em contato com algum canal exclusivo do seu negócio, como um site, blog ou landing page. Antes de ferramentas como o Stories e o IGTV, o link da bio era o único que você poderia colocar no perfil e realmente usar para direcionar tráfego dessa forma.

Por isso, não deixe esse espaço passar batido sem o seu melhor link. Para melhorar ainda mais suas chances, aqui vão duas dicas extras: Crie uma descrição bacana para a bio, que chame atenção e faça a pessoa querer saber mais. Use uma ferramenta como o Linktree, que permite colocar vários links em apenas um e otimizar esse canal.

2. Humanize sua marca com o Stories

Marcas que sabem como usar bem o Stories engajam muito bem com seus seguidores e conseguem até transformá-los em verdadeiros fãs. Isso porque o Instagram oferece muitas ferramentas que facilitam isso.

Você pode fazer enquetes, mostrar vídeos curtos, marcar posts de seguidores e mencionar os perfis deles com algum tipo de mensagem legal, publicar fotos com filtros engraçados e mais uma série de ações.

3. Crie anúncios com o Instagram Ads

Se você já criou anúncios para o Facebook, vai gostar de saber que a plataforma é integrada com os anúncios do Instagram Ads.  Ou seja, você poderá usar a mesma interface, simples e completa, para criar seus anúncios do Insta também. Essa é uma ótima opção porque permite segmentar o público com precisão e criar campanhas de geração de leads com ótimo custo-benefício.  Uma boa alternativa é criar campanhas de retargeting, ou seja, anúncios que alcançam apenas as pessoas que já acessaram seu site ou perfis sociais antes. Essas pessoas possivelmente têm maior interessa na compra do que aquelas que nunca ouviram falar da sua empresa, então vale a pena começar por elas ao investir em anúncios pagos.

4. Use hashtags com sabedoria

A hashtag é quase uma regra das redes sociais, mas o seu uso não é meramente estético. Ela tem o seu papel funcional, que pode ajudar a espalhar o seu conteúdo, bem mais do que você imagina; elas servem como filtros de assuntos. Ou seja, se você publicar algo com a hashtag #marketingdigital, a sua publicação se juntará a todas as outras que usaram a mesma tag.

Assim que alguém pesquisar esse assunto na busca da rede, seu post estará entre os resultados. Então, vale a pena usar hashtags para aumentar a exposição e o alcance. Apenas faça isso com sabedoria: use apenas tags que se relacionam com o assunto do post e com o público que você deseja alcançar.

Gerar leads com o Instagram pode ser mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é essencial que você tenha uma estratégia sólida e muita disciplina ao aplicá-la. Comece pelo básico, torne seu perfil empresarial e domine a ferramenta como um todo. Depois é só partir para as dicas que acabamos de ver. Bons resultados!