5 palestras do TED para quem quer empreender

5 palestras do TED para quem quer empreender

Conhece o TED? A sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design é uma organização sem fins lucrativos que surgiu nos Estados Unidos e hoje realiza conferências com palestras em todo o mundo. Seu slogan é “ideas worth spreading”, ou em português, “ideias que merecem ser disseminadas”, e o intuito é justamente esse: dar espaço a pessoas que tenham uma história de vida ou mensagem importante a ser ouvida pela sociedade. Grandes nomes já passaram pelos palcos do TED e fizeram história com seus discursos inspiradores.

No youtube e no site é possível encontrar palestras de todos os tipos, discursos inspiradores, dicas para concentração, histórias de vidas, etc. Hoje, selecionamos 5 palestras do TED imperdíveis para quem quer empreender.

Três lições de sucesso de uma mulher de negócios árabe

Nessa palestra, a engenheira e empreendedora Leila Hoteit, nos dá três lições para se chegar ao sucesso sendo uma mulher árabe. Tendo muitas vezes mais de um papel para exercer (esposa, dona do lar, mãe, profissional), as mulheres ainda precisam lidar com o machismo existente nos ambientes de negócio

Dois motivos pelos quais as empresas falem e como evitá-los  

“Aqui estão dois motivos pelos quais as empresas falem: elas apenas fazem mais do mesmo ou apenas fazem o que é novo”, a frase de Haanaes que abre a palestra já diz o que vem por aí. O estrategista de negócios explica que o principal problema das empresas hoje é não saberem dosar entre o novo e o tradicional na hora de gerir uma empresa. Durante 10 minutos ele dá dicas de como manter o equilíbrio e fazer com que o negócio continue prosperando.

Como grandes líderes inspiram ações

Simon Sinek é um consultor de marketing que explica nessa palestra o modelo de liderança que desenvolveu ao observar grandes empresas, como a Apple. Para ele, os grandes líderes que inspiram tantas pessoas e lideram grandes organizações de sucesso se comunicam e agem de uma forma bem parecida. Sinek nomeu o modelo de "Golden Circle" e explica os três níveis em que ele funciona. 

De onde vêm as boas ideias

O pesquisador Steven Johnson traz a concepção de que as grandes ideias não surgem do nada, como muitas pessoas nos fazem pensar. Para ele, a junção de todas as nossas vivências mais uma boa dose de vontade é o que faz surgir aquela ideia brilhante. Não é nada sem querer.

O único grande motivo que explica o sucesso das startups

Famoso por fundar e prosperar diversas startups, o empreendedor Bill Gross começou a fazer uma série de pesquisas e análises para descobrir o que faz uma startup crescer e virar uma empresa e o que faz com que feche as portas no seu primeiro ano. Após várias análises, a solução encontrada foi: o que define o que fará a startup dar certo ou não é apenas a hora e o lugar certos. Curioso? Nessa palestra ele explica como chegou a essa conclusão.

EXTRA!

Construa uma torre, construa um time

Não só de grandes ideias vive um empreendedor, mais do que isso, o trabalho em equipe é essencial para o desenvolvimento de um negócio. Empreender é também sobre ser um bom líder e não é tão fácil quanto parece. Tom Wujec mostra como podemos aprender sobre liderança com uma torre feita de fita adesiva, macarrão e marshmallow.