Erramos ao pensar que hoje só o que conta são nossos aprendizados e experiências profissionais. Claro, é um dos fatores mais importantes, mas também conta muito ter uma boa apresentação, e não estamos falando apenas de vestidos ou ternos elegantes, a postura, modo de se expressar e tratar o outro também conta na hora de avaliar profissionalmente alguém.
Antes de tudo, é preciso desassociar o marketing pessoal com o culto ao ego. O marketing pessoal é um conjunto de estratégias que valorizam e potencializam as suas qualidades e habilidades, impactando em como os outros te veem. Algumas pessoas tem mais dificuldade de se expor, as vezes deixando oculto um lado que, se mostrado, poderia trazer inúmeros benefícios.
Se você ficou animado com a ideia, temos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o seu marketing pessoal. Comece já!
1. Seja você mesmo. A primeira dica é não forçar ser uma pessoa que você não é. O marketing pessoal não é sobre mentir ou forjar uma personalidade, não tente ter atitudes que normalmente você não teria. Pense sobre seus pontos fortes e fracos e, partir disso, pense em como você pode ressaltar suas melhores características.
2. Seja proativo. O marketing pessoal não é apenas sobre boa aparência física, também está relacionado a atitudes. Ser proativo é uma qualidade fundamental e muito buscada em profissionais nas empresas, afinal, para que levar só os problemas se podemos levar soluções? Quando algo estiver errado, não fique apenas reclamando, faça algo para mudar e melhorar.
3. Pontualidade. O dia tem 24 horas e para algumas pessoas isso é muito pouco, portanto nada mais frustrante do que marcar uma reunião onde a outra parte atrasa, ainda que seja por alguns minutos, passa a imagem de desorganização, falta de cuidado e interesse com o próximo. O atraso constante é um dos fatores que mais ajudam a destruir o seu marketing pessoal.
4. Bom humor. Quem quer estar ao lado de uma pessoa que reclama de tudo o tempo todo? É tão chato que acaba contagiando a todos ao redor e transformando o ambiente de trabalho em um lugar pesado para se estar. Sabemos que não é possível estar de bom humor todos os momentos da vida, mas a nossa vida pessoal não é motivo para ser grosseiro com os outros. Tente separar os setores.
5. A primeira impressão é a que fica. Essa questão é polêmica, mas apesar disso, não podemos negar que a nossa aparência física influencia diretamente na impressão que passamos aos outros. Estar bem vestido já conta pontos automaticamente. Quando citamos “bem vestido”, não precisa ser roupas luxuosas ou de marca, tudo depende da ocasião e profissão. Ambientes de negócio normalmente requer roupas mais formais e sóbrias, já ambientes onde se mexe com criação, admite roupas mais informais e coloridas. O que vale é o bom senso, em nenhum ambiente é adequado roupas muito curtas ou extravagantes.
6. Quem não é visto, não é lembrado. Por último, o que adianta colocar todas essas dicas em prática e continuar escondido atrás da sua mesa? Não é necessário ser a pessoa mais extrovertida da empresa (lembre-se da primeira dica!), mas ser simpático e se mostrar aberto as amizades já conta. Além disso, tente ser participativo, ir aos eventos e até happy hours, além de ser lembrado, também será bom para o seu networking, contatos profissionais não são feitos apenas em ambientes de trabalho.
Com essas dicas, temos certeza que o seu marketing pessoal trará bons resultados! Gostou do nosso conteúdo? Então fique atento ao nosso site, toda semana temos publicações novas!