Para quem é leigo no assunto, a preocupação com cores pode ser apenas uma questão estética sem sentido, mas a verdade é que as cores podem influenciar diretamente a opinião dos consumidores sobre os produtos do mercado.
Cada cor é capaz de produzir alguma sensação ou sentimento à pessoa que está olhando, é como uma mensagem transmitida sem o auxílio de palavras. Isso não significa que usando uma determinada cor é possível manipular a intenção de uma pessoa, ela apenas irá perceber o seu produto ou publicidade de forma diferente à primeira vista. Ainda não acredita? Uma pesquisa realizada pela empresa de criação de conteúdo criativo Column Five Media diz que entre 60% e 80% da decisão do consumidor na hora da compra é influenciada pela cor do produto.
Além de transmitir a mensagem do produto indiretamente ao consumidor, também é um jeito de fixar a marca frente ao cliente. Já pensou beber coca-cola em uma lata verde? O marketing da Coca-Cola e seu vermelho são tão fortes que conseguiu introduzir no inconsciente das pessoas a relação quase que automática da marca e cor. Além desses ainda tem o vermelho e amarelo do McDonald’s, o verde da Starbucks ou o azul da empresa Facebook. É tão importante que algumas empresas até patenteiam aquele determinado tom.
Não selecionadas ao acaso, o vermelho do McDonalds foi escolhido para proporcionar urgência e apetite as pessoas, já que é uma rede de fast food. O amarelo dá o tom de otimismo, criando uma atmosfera alegre a quem come ali, também como o vermelho, sendo uma cor que incita a fome. Já o verde do Starbucks transmite ao consumidor da marca a sensação de relaxamento ao tomar um café no final do dia ou em dividir o momento com amigos.
Como usar na minha empresa?
As cores podem ser utilizadas em diversos locais, não apenas em logomarcas ou na embalagem do seu produto. Nas newsletter e landing pages é possível aplicar a psicologia das cores para desenvolver essas estratégias de atração de clientes. Por exemplo, se você deseja uma landing page atrativa, pode utilizar cores suaves e o botão de clique, uma cor forte, que atraia o consumidor e se destaque do restante da página.
Entenda melhor o que cada cor representa:
AMARELO: como já dito, o amarelo passa a sensação de otimismo, jovialidade e inovação para quem o vê. É uma cor alegre, usada para dar destaques. Além desses motivos, o amarelo também é utilizado em muitas empresas do ramo alimentício por motivar a fome.
VERMELHO: o vermelho é uma cor forte e chamativa, que gera urgência e chama a atenção do consumidor. Assim como o amarelo, também incita a fome.
AZUL: sendo uma cor fria, o azul passa a sensação de confiança e segurança. É muito utilizado para empresas que querem transmitir um visual clean. Também é muito utilizado em setores da tecnologia, por, no imaginário popular, estar muito associado a ciência.
VERDE: além de ser muito utilizado em produtos ecológicos por caracterizar a natureza, o verde também é utilizado para comunicar harmonia, saúde e relaxamento.
LARANJA: uma cor forte que sugere vitalidade, energia e animação. É utilizado em sites que querem chamar atenção para algo específico, como botões.
PRETO: o preto é tido como uma cor sofisticada e de poder, normalmente é utilizada em artigos de luxo.
LILÁS/ROSA: O lilás e rosa são cores calmas que buscam transmitir tranquilidade. É comumente utilizada em cosméticos e produtos para bebês.