A Influência das Cores No Marketing e Marcas

A Influência das Cores No Marketing e Marcas

 

Você com certeza concorda que cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas e, portanto, se torna fundamental saber utilizá-las. Por exemplo:

·        Decoradores de interiores pesquisam o efeito das cores ao decidir que cor (ou melhor, associações de cores) as paredes de uma determinada área em um prédio serão pintadas.

·        A razão pela qual muitos escritórios têm muitos tons de cinza, azul e marrom na decoração é porque essas cores tendem a aumentar a produtividade. Isso vale para um ambiente corporativo, mas se alguém trabalhasse, por exemplo, na indústria da moda ou na mídia, o uso de tintas mais brilhantes e mais “coloridas” ajudaria a estimular a criatividade.

·        Muitos comerciais de carros, por exemplo, mostram o preto como modelo, porque essa determinada cor está associada à riqueza, glamour e à seriedade. Isso leva o consumidor a acreditar que vale a pena comprar o produto.

A importância da psicologia das cores na marca

O “branding “, que é uma das questões mais importantes relacionadas à percepção de cores e à área em que muitos artigos sobre esse assunto se deparam com problemas. Vejamos as definições das cores e as suas respectivas relações com os sentimentos humanos:

·        Amarelo: otimismo, clareza, calor

·        Laranja: amigável, alegre, confiança

·        Vermelho: excitação, jovialidade

·        Violeta: criativo, imaginativo, sensato

·        Azul: confiável, força

·        Verde: calmo, crescimento, saúde

·        Cinza: equilíbrio, neutro, calma

 

A cor estimula nosso cérebro, e desde os tempos antigos provou ser uma psicoterapia alternativa útil. Os egípcios e chineses usaram cores para curar, um processo que é conhecido como cromoterapia. Cores foram usadas para ajudar o corpo a funcionar melhor. No entanto, há muita dúvida que prevalece hoje, no que diz respeito à eficácia da “terapia da cor”. Como todo ser humano tem diferentes emoções ligadas a cores diferentes, o significado universal das cores pode ou não funcionar nesses casos.

A cor é muito dependente de experiências pessoais para ser universalmente traduzida para sentimentos específicos. Existem, no entanto, padrões mais amplos de mensagens que podem ser encontradas nas percepções de cores. 90% dos julgamentos feitos sobre os produtos podem ser baseados apenas na cor, dependendo do produto.

Em relação ao papel que a cor desempenha no branding, a relação entre marcas e cores depende da adequação percebida da cor usada para a marca em particular (a cor “ajusta” o que está sendo vendido?

A intenção de compra é muito afetada pelas cores devido ao seu efeito sobre como uma marca é percebida; As cores influenciam a forma como os clientes veem a “personalidade” da marca em questão. Quando se trata de escolher a cor “certa”, prever a reação do consumidor à adequação da cor é muito mais importante do que a própria cor individual.

Estudos adicionais revelaram que nossos cérebros preferem marcas imediatamente reconhecíveis, o que torna a cor um elemento importante na criação de uma identidade de marca. É importante que as novas marcas escolham cores que garantam a diferenciação de concorrentes arraigados – pessoalmente, acho que estamos entrando em detalhes sem contexto adicional; como e por que você está se posicionando contra um concorrente direto e como você está usando cores para atingir esse objetivo.

Às vezes, as marcas podem cruzar duas características, mas são predominantemente dominadas por uma. Enquanto certas cores se alinham amplamente com características específicas (por exemplo, marrom com robustez, roxo com sofisticação e vermelho com entusiasmo), quase todo estudo acadêmico sobre cores e branding lhe dirá que é muito mais importante que as cores suportem a personalidade que você deseja retratar, em vez de tentar se alinhar às associações de cores estereotipadas.

Coordenação de cores e conversões

O princípio psicológico conhecido como o Efeito de Isolamento afirma que um item que se destaca como um é mais provável de ser lembrado. A pesquisa mostra claramente que os participantes são capazes de reconhecer e recordar um item muito melhor – seja texto ou imagem – quando ele se destaca do ambiente.

Dois estudos sobre combinações de cores, um medindo a resposta estética e outro olhando para as preferências do consumidor, também descobriram que, embora a grande maioria dos consumidores prefira padrões de cores com tons semelhantes, eles preferem paletas com uma cor de destaque altamente contrastante.

Em termos de coordenação de cores, isso significa criar uma estrutura visual que consiste em cores análogas básicas e contrastá-las com cores complementares de acentuação.

Estudo das cores no Marketing

 

Existem quatro cores primárias psicológicas – vermelho, azul, amarelo e verde. Eles se relacionam respectivamente com o corpo, a mente, as emoções e o equilíbrio essencial entre esses três.