Você já se perguntou como os sites que você gosta ou com conteúdo semelhante sempre estão aparecendo enquanto você navega pela internet? Não é apenas uma coincidência da internet, são os algoritmos agindo para isso.
Os algoritmos compõem a internet. É um conjunto de regras que devem ser seguidas para determinar uma sequência de operações, uma ação. É como a receita de um bolo em que você tem que segui-la passo a passo, com todos os ingredientes corretos, para conseguir chegar ao resultado final.
Como isso é possível?
Além das funções básicas, hoje os algoritmos também facilitam a nossa vida nos fornecendo informações que temos interesse antes mesmo de procurarmos por isso. É como se pudessem ler mentes, mas na verdade eles leem os rastros que deixamos ao navegar nas páginas ou escolher determinadas opções.
A rede social Facebook é uma das mais conhecidas por fazer isso. Com o alto número de informações circulando todos os dias, não teria como termos acesso a todas, por isso o Facebook, através de algoritmos, rastreia quais informações provavelmente teríamos mais interesse e disponibilizam isso através das timelines.
Outros sites e aplicativos também vêm buscando dar ao usuário uma experiência mais customizada (e, por isso, mais proveitosa). O Spotify, plataforma onde o usuário pode ouvir músicas, utiliza o recurso do “daily mix”, que são playlists feitas automaticamente para o assinante e que usam como base músicas que o usuário costuma ouvir, além de novas músicas com estilo similar.
Marketing de dados
Mas não é apenas em atividades recreativas que os algoritmos são úteis. Para o marketing também é benéfico a medida em que é possível coletar dados importantes de clientes que interagem com a página da sua empresa, blog, redes sociais ou até mesmo dar destaque a sua página sem ter que pagar por isso (como acontece com os anúncios patrocinados do Google).
São diversos dados disponibilizados por programas de controle, como os minutos que você dedicou para cada sessão de uma página, se leu uma postagem inteira, quais assuntos o público tem mais interesse, qual horário acessa mais. Ao ter acesso a esses dados, é possível fazer um plano estratégico melhor e mais detalhado, com mais chances de alcançar o público.
Se interessou pelo tema? Veja aqui e aqui como aplicar o marketing de dados em sua estratégia de marketing.