Ambiente de trabalho importa

Ambiente de trabalho importa

A nova geração chegou quebrando alguns padrões e procurando empresas com novas posturas em relação ao passado. De olho nesse novo movimento, alguns empreendedores já perceberam que o ambiente de trabalho é um grande aliado na retenção de funcionários e desempenho de suas atividades.

Se antigamente víamos ambientes de trabalho burocráticos, com paredes brancas, horários rígidos e cada um em sua mesa, hoje as empresas têm transformado esse modelo. Um dos maiores empreendimentos do mundo e também local onde muita gente sonha em trabalhar, o Google surpreende com um escritório destinado ao total conforto do funcionário durante o horário de trabalho, que vai muito além de cadeiras confortáveis e temperatura agradável.

Paredes coloridas, puffs espalhados pelo ambiente, direito a lanches saudáveis quando quiser e um espaço recreativo somente para interação com outros funcionários. Esses incentivos, além de muitos outros que a empresa oferece, fizeram com que fosse eleita pelo sexto ano seguido a melhor empresa para trabalhar.

Todo esse investimento é revertido em satisfação e, consequentemente, melhor desempenho no trabalho. Mostrar que se importa com o bem estar do funcionário e com o crescimento dele (algumas empresas oferecem cursos específicos para a área ou de idiomas) faz com que os funcionários sintam que a empresa é uma parceira e não uma exploradora. Os empreendedores que investem nisso conseguem ver um aumento expressivo na retenção de funcionários e qualidade do trabalho.

O novo movimento também tem se instalado em pequenas e médias empresas. Não é necessário ser uma gigante no mercado, com grande faturamento, para investir no bem estar dos seus funcionários sem extrapolar o orçamento. Algumas atitudes baratas já são um pequeno começo.

Lanchinhos

Disponibilizar um ambiente confortável não precisa ser somente na estrutura física. Oferecer algum pequeno lanche não é algo que necessita de um investimento tão grande. Além da satisfação dos funcionários, esse tipo de atitude colabora para a interação entre as pessoas do escritório e uma equipe mais unida.

Ouça mais

Pode parecer pouco, mas você já parou para ouvir o que os seus funcionários têm a dizer? Isso faz com que você tenha uma maior noção do que se passa com a empresa e, assim, poder mudar de forma certeira algum aspecto. Para o funcionário, o sentimento é de ser ouvido e de saber que a sua opinião é relevante para o ambiente. E não é preciso muito para isso, existem sites que disponibilizam formulários online para pesquisas de opinião.

Mais liberdade

Por que não tornar o horário de trabalho flexível? Já foi o tempo em que era necessário chegar 8h e sair às 18h, permitir que o funcionário possa gerir seu próprio tempo traz qualidade de vida para quem trabalha, podendo ir a eventos dos filhos ou resolver coisas importantes e depois compensar o horário em outro dia. Algumas empresas até adotam um dia de home-office por semana. Esse tipo de atitude traz a sensação de liberdade e responsabilidade para o empregado. Afinal, o importante é estar presente ou os resultados?

Kit de boas-vindas

O primeiro dia de trabalho em um ambiente novo, por mais experiente que seja o empregado, é sempre desconcertante. Ofertar um kit de boas-vindas é uma saída para começar com o pé-direito. Pode ser algo simples, como uma caneca, camisa da empresa ou até mesmo uma agenda. Essa atenção especial mostra que aquela pessoa realmente faz parte da equipe.

Saídas em equipe

Para promover a integração entre os funcionários e tornar o ambiente de trabalho mais amigável, uma ideia é estimular encontros mensais onde todos saiam juntos (um almoço fora do ambiente de trabalho, por exemplo) ou momentos recreativos. Estimular contato que não seja unicamente profissional traz o sentimento de leveza e união à equipe.

Essas pequenas atitudes, simples de serem aplicadas, causam grandes impactos na empresa, sendo um ambiente onde todos querem trabalhar, ajudando na retenção e melhoraria do desempenho dos funcionários.