Para ser um bom profissional não basta ter apenas uma boa formação técnica, claro que isso conta muito, mas ao lidar com pessoas é necessário muito mais atributos do que apenas títulos.
Um das qualidades importantes na hora de fechar um negócio é a empatia. Segundo o dicionário Aurélio, a definiçao de empatia é a “forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa”. E o que torna esse sentimento tão importante na hora de negociar é poder se colocar no lugar do outro e entender seus medos, inseguranças e motivações. Entender o outro é uma arma poderosa nos negócios.
Não sou empático e agora?
Por mais que você pense que não, a empatia é algo que existe em você. É da natureza do ser humano se sensibilizar com os problemas dos outros, ainda mais quando é algo com o qual você se identifica ou já passou.
Apesar de todos possuírem, em algumas pessoas esse aspecto é mais acentuado que em outras. É possível “aflorar” esse seu lado caso você sinta necessidade. É um exercício contínuo, de tentar ter uma visão mais plural e sentir verdadeiramente os anseios das pessoas ao redor.
Por que usar a empatia em negociações
Como já dito, o ato de tentar compreender os anseios dos outros é uma arma muito eficaz para qualquer pessoa que esteja tentando fechar um negócio. Ao se mostrar aberto às preocupações do outro, se faz uma conexão, um elo de confiança. Ademais, ao se colocar no lugar da outra pessoa é possível entender exatamente todos os pontos da negociação, onde você deve dar mais atenção.
Do ponto de vista do outro, se torna mais agradável negociar com alguém que te entenda e que, juntos, queiram chegar ao melhor acordo possível para ambos os lados.
Se você já conseguiu entender a importância do uso da empatia em negociações e quer aplicar na vida real, temos algumas dicas para você.
1. Escute com atenção. Ter empatia é entender o outro e para isso é necessário escutá-lo. Quando estiver em uma negociação, escute com atenção o que o outro tem a dizer, sem se distrair pensando na resposta certa ou em outros assuntos. Isso vai fazer voce entender as necessidades e expectativas do outro lado.
2. Pergunte. Assim como é importante ouvir, também é importante perguntar. Assim você se mostra interessado e também pode compreender a história do outro. Pergunte sobre as motivações e interesses da pessoa, vá além das perguntas convencionais focadas no negócio a ser fechado.
3. Não tente resolver todos os problemas. É comum pensar que empatia é consolar ou sanar um problema dando conselhos, quando na verdade a empatia é você se mostrar sensibilizado. Escutar com atenção, se interessar pelas inquietações do outro já basta para mostrar que você se importa e transformar a negociação em uma conversa agradável ao invés de um acordo onde só se visa o lucro pessoal.