A importância de investir no SEO de um site
O que é SEO?
SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, é o trabalho de otimização realizado para melhorar o posicionamento de sites na tela de resultados gratuitos de sites de busca como o Google e o Bing. O Google representa aproximadamente 95% dos resultados de busca no Brasil.
SABE A MELHOR MANEIRA DE MELHORAR O POSICIONAMENTO NO GOOGLE?
Alguns pontos são de extrema importância para que a sua empresa fique bem colocada no ranking das páginas de pesquisas. Os principais são:
Pesquisa de Palavras-chave
Imagine você ficar em primeiro lugar no ranking, mas para uma palavra quem ninguém vai procurar. De nada adianta, não é? Como seu público-alvo vai te achar?!. Ao otimizar seu site, pesquise a fundo quais as palavras-chave que de fato seus potenciais clientes digitariam para contratar os seus serviços ou comprar os seus produtos.
Pesquise o que seus concorrentes estão fazendo, utilize ferramentas SEO de pesquisa de palavras-chave, palavras que já atraem pessoas ao seu site. São essas palavras que devem ser trabalhadas para o projeto de SEO com base nas nelas e que define-se a arquitetura do site.
Defina qual a mensagem a ser exibida nos resultados
O snippet é o texto exibido na tela de resultados de busca quando um site aparece nos resultados Google. Nos resultados normais de texto, é composto basicamente de um título, uma descrição e uma URL. Precisa ser bem estruturada a definição para a sua URL, assim atingira um número maior de público que busquem a palavra chave certa.
Cuidados com cada página - programação, conteúdo e velocidade.
Ao programar cada página de seu site, tome alguns cuidados, destacando-se:
- Repita algumas vezes a palavra-chave trabalhada no SEO da página, colocando-a em negrito ao menos uma vez;
- Gere conteúdo exclusivo, evitando conteúdo duplicado;
- Diminua ao máximo o tempo de carregamento da página. Procure, por exemplo, compactar as imagens
- Gere conteúdo relevante, que atraia a atenção de seu público-alvo
- Crie links para sites relevantes
Links entre páginas
Finalizadas as páginas individuais, procure criar links com texto âncora relevante entre as páginas de seu site. Evite links apenas de menus. Procure no conteúdo de seu site textos que possam servir como um link para conteúdo relevante.
Link Building
Um dos principais fatores é a quantidade e qualidade dos links de sites externos apontados para o seu, assim como o PageRank e a relevância da página de origem do link com o tema da página de seu site que recebe o link. A posição do link na página, o texto ao redor, a quantidade de links saindo da página são também fatores importantes considerado pelo Google. Isto é Link Building!
Sinais sociais e experiência no site
O Google procura oferecer a seus usuários uma experiência positiva, a cada busca realizada. Likes, Shares, Compartilhamentos, referências em sites sociais ou mecanismos como o Google +1. "Socialize" seu site e atente-se aos sinais emitidos por essa socialização, procurando sempre melhorar a experiência do usuário de seu site.
Dicas:
Existem várias ferramentas que possibilitam avaliar seu site através dessas características de melhor posicionamento perante a sites de pesquisas, ou seja, como está o SEO do seu site. Assim você pode melhor gerencia-lo e sempre fazer correções para que sempre fique no topos das pesquisas nos sites de buscas. Ex:
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-BR