O nome de um negócio é uma das coisas mais importantes a ser pensada. Será por onde você será conhecido, é a personalidade do seu empreendimento. Algumas pessoas subestimam isso, mas a verdade é que um nome mal elaborado pode ser mais difícil das pessoas lembrarem ou até impedir negócios de serem fechados (caso o nome seja muito informal ou infantil, a empresa não confiará tanto no seu trabalho).
A importância está justamente por ser algo que não pode ser mudado depois (até pode, mas definitivamente não é indicado).
Alguns nomes de marcas se tornam tão importantes que no futuro acabam virando referência direta para o próprio produto. Temos vários exemplos, como a palavra “chiclete”, que foi aportuguesada da marca “chiclets”, mas seu nome correto é goma de mascar. Assim como band-aid (curativo adesivo), Bombril (esponja de aço), Quiboa (água sanitária) ou Cotonetes (hastes flexíveis).
Agora que você já sabe a importância de um bom nome, confere algumas dicas de como conseguir um:
1. Fácil de lembrar. Com tantos nomes e marcas, é preciso ser um nome curto, com poucas letras. Se for uma palavra inventada ou desconhecida, se tornará ainda mais fácil se tiver “ritmo”, sílabas que se repetem, como a marca Coca-Cola.
2. Fácil de escrever. Assim como deve ser fácil de lembrar, também é imprescindível que seja fácil de escrever. Se o cliente quiser procurar por sua empresa em algum lugar ou dar a dica do negócio para alguém, ele não terá problemas em escrever aquilo.
3. Nome fazendo papel de marketing. Nem sempre é possível descrever o que a sua empresa faz pelo nome, mas se puder, faça com que a pessoa já saiba o ramo e os objetivos da empresa. Não necessariamente precisa ser o nome de algum serviço que a empresa oferece, é possível ser mais criativo capturando a essência dos objetivos ou palavras que remetam a isso.
4. Unicidade. É preciso fazer uma pesquisa prévia para saber se o nome escolhido já não pertence a outro negócio. Ainda que seja em ramos diferentes, as pessoas podem confundir os ramos ao ouvirem.
5. Público-alvo. Também é interessante entender qual é o seu público-alvo para criar um nome que tenha a ver. Por exemplo, se a sua empresa fabrica brinquedos, precisa ser um nome lúdico, que dialogue com a criança. Se for uma empresa de administração, é necessário que seja um nome mais sério e formal, como o ambiente administrativo.