Com o crescente acesso da população a internet, as lojas começaram a se adaptar à nova realidade e agora começam a expandir seu negócio para o mundo virtual. O mercado já diz que o e-commerce é uma realidade que veio para ficar. No último Dia das Mães, as vendas por plataformas online faturaram 1,9 milhões, um crescimento de 16% em relação a mesma data no ano passado.
O e-commerce é a abreviação de "eletronic commerce", que em português quer dizer "comércio eletrônico". Esse novo jeito de comércio nada mais é do que a venda de produtos usando plataformas online. Apesar de ter se popularizado há pouco tempo, o e-commerce existe desde os anos 70, mas era mais utilizado para transferências de valores.
Como funciona
Tem funcionamento bastante simples: em um site ou aplicativo instalado em algum dispositivo móvel, o vendedor disponibiliza os produtos que possui e quer vender, do outro lado, o consumidor acessa o site e procura o produto de interesse. Depois de escolhido, é só adicionar ao “carrinho de compras” e disponibilizar algumas informações para concluir a compra. Após isso, o vendedor recebe o pedido e dentro de alguns dias dispõe o produto no correio mais próximo para chegar até o consumidor.
O maior diferencial do e-commerce é a facilidade e comodidade na hora da compra para o seu cliente. Não existem mais desculpas de falta de tempo ou engarrafamento. Além disso, o comércio online é capaz de expandir o seu público, podendo alcançar pessoas de outros estados que antes não teriam como ter acesso ao seu negócio.
Vantagens e desvantagens
Além do conforto, o cliente terá acesso e poderá comprar durante as 24h do dia. Com o uso crescente de smartphones, também tem acesso a sua loja de qualquer lugar que estiver, não sendo preciso ir até o local fazer aquela compra específica.
Apesar dos benefícios, alguns usuários ainda se sentem receosos em fazer compras online, principalmente pelos riscos em relação a segurança de dados confidenciais como números de cartões. Mesmo com o conforto, também há o malefício de não poder ver as condições do produto ou, no caso de roupas, se o tamanho adquirido servirá perfeitamente ao corpo.
O número de pessoas que costumam usar a internet para resolver coisas do dia-a-dia sobem a cada dia, portanto, apesar das incertezas, a tendência é que cada vez mais as pessoas troquem a ida até a loja pelo conforto de casa.
Está pensando em iniciar um e-commerce? A Maqhin pode te dar esse suporte!