Já falamos diversas vezes aqui como é importante ter uma boa presença nos meios digitais através de sites, redes sociais ou até mesmo campanhas. Hoje, é a maior vitrine de produtos e serviços, além de possuir grande alcance de público já que a publicidade não fica restrita exclusivamente ao local do comércio.
Mas apenas ter uma presença ativa nesses meios não quer dizer tudo, também é preciso manter a qualidade desses serviços. Segundo uma pesquisa feita pela empresa Kissmetrics, 40% das pessoas que visitam um site acabam por desistir se a página demora mais do que 3 segundos para ser carregada, além de reduzir em 7% o número de conversões a cada 1 segundo a mais de espera. Claro que, trazendo para a realidade do Brasil, onde a internet não nos ajuda muito, o tempo de espera pode aumentar um pouco, mas não mais do que 7 segundos, quanto menos tempo, melhor.
Se a relação entre cliente e empresa ainda não for motivo suficiente, uma página que demora muito tempo para carregar também incluencia na sua posição em sites de busca. É um dos critérios que, por exemplo, o Google utiliza para a classificação.
Como saber se o meu site é lento?
O primeiro passo é saber se o seu site está realmente lento. Existem vários sites que fazem esse teste de forma gratuita e bastante completa. O Test My Site foi desenvolvido pelo próprio Google e examina vários aspectos como velocidade do site em desktops e celulares, além de comparar com sites concorrentes. De acordo com a pesquisa do Web Performance Today, 80% dos usuários esperam que o tempo de carregamento das páginas em desktops sejam iguais ou muito próximas ao carregamento em dispositivos móveis.
Outra sugestão é o site PageSpeed Insights, que além de mostrar quão rápido é o seu site, também mostra quais pontos devem ser melhorados para otimizar a velocidade e melhorar a experiêcia do usuário.
Como melhorar a velocidade de carregamento do meu site?
A grande maioria dos sites que testam gratuitamente a velocidade de uma página, também disponibilizam relatórios indicando onde podem melhorar, o que facilita o nosso trabalho. Algumas melhorias são mais técnicas que outras, por vezes necessitando de um profissional, mas algumas atitudes simples já podem melhorar consideralmente o seu site.
1. Otimização de imagens: o tamanho das imagens de um site podem aumentar consideravelmente a velocidade de carregamento das páginas. Por isso, é importante estar atento ao tamanho do arquivo, quantidade de fotos e até mesmo o formato. Se você usa artes próprias para alimentar o seu site, é possível tornar a imagem mais leve ainda no Photoshop, salvando o arquivo na opção “exportar para web”, que faz com que a sua arte já seja salva de forma otimizada. Fora isso, vários sites comprimem o tamanho das imagens de forma gratuita, nesse site você pode ver uma explicação mais detalhada de como otimizar imagens para a sua página.
2. CDN: em português, Rede de Distribuição de Conteúdo. CDN nada mais é do que a otimização automática de páginas na internet. Explicando de forma breve: trabalha entre um servidor e a hospedagem da página. A função é repassar o conteúdo da página para outros servidores, a tornando mais ágil. É importantíssimo ter um CDN no seu blog ou site e hoje muitas empresas oferecem esses serviços.
3. Apague o que for desnecessário: em um site podem haver diversos plugins que acabam tornando a página mais pesada e, consequentemente, mais demorada para carregar. É necessário analisar caso algum não seja tão relevante e eliminar. Além disso, também é importante revisar sempre os códigos da página, mantê-los sempre limps também ajuda a reduzir o tempo de carregamento.
Com essas dicas, o seu site ou e-commerce se manterão sempre rápidos e prontos para proporcionar a melhor experiência para os seus clientes!