Os 4P’s do marketing é um jeito fácil de gravar 4 palavras que são essenciais analisar quando você estiver montando a estratégia de marketing de uma empresa. Também conhecido como “marketing mix” ou “composto de marketing”, o conceito acolhe as palavras Produto, Preço, Praça e Promoção.
A relação entre essas palavras são importantes conceitos de marketing e diretamente responsáveis pelo sucesso da sua empresa, afinal divulgação não é a única forma de atração de potenciais clientes. Pensar a sua estratégia de marketing utilizando o composto de palavras é um meio de atingir com mais segurança o seu público-alvo.
O que é o meu produto?
O produto (ou serviço) é o que a sua empresa oferece. Antes de divulgar ao público, é preciso pensar bem sobre os aspectos do seu produto, como por exemplo: o tamanho, as cores, o que o produto ou serviço vai oferecer ao seu cliente, qual o diferencial dele, quais funções o seu produto tem ou se já existem outros no mercado.
Também é interessante entender como o seu produto vai funcionar no mercado. Pensar sobre como vai acontecer a implementação, quais lacunas o seu produto pode suprir em relação as necessidades do cliente e como fazer eles compreenderem isso.
Refletir sobre esses aspectos antes de efetivamente introduzir o produto no mercado fará com que haja menos chances de riscos para sua empresa prosperar ou uma mudança brusca de planejamento de estratégia.
Quanto o meu produto vale?
Essa é uma questão muito importante porque o valor do seu produto é o que vai gerar a receita para a sua empresa crescer. Um preço correto, para você e para o seu cliente, não deve levar apenas em consideração os gastos de produção e alguma margem de lucro, outros pontos também são essenciais para chegar ao valor ideal.
Para saber o preço que o seu produto ou serviço vale, alguns aspectos precisam ser analisados: é necessário que cubra todos os gastos com a elaboração dele (produção e mão de obra) para que o prejuízo não seja maior que o lucro, o preço médio do produto no mercado, e se o seu público-alvo está de acordo em pagar tal quantia, e isso depende diretamente do diferencial do seu produto ou como você o vende.
Qual o melhor lugar para vender?
A praça é um aspecto que também pode influenciar diretamente o sucesso do seu negócio. Essa função está ligada a logística e distribuição do produto, ou como o cliente pode chegar a sua mercadoria.
Pensar sobre esse aspecto é pensar no espaço, se tem uma boa visibilidade ou bom acesso para pessoas, se está em um local onde o seu público-alvo frequenta. No caso de e-commerces, podem ser analisados nome do site, agilidade da página e layout.
Como promover bem o meu produto?
Esse P está ligado a divulgação do seu produto, afinal as pessoas não conhecerão a sua mercadoria se não houver uma boa propaganda.
Para uma boa promoção, vamos retornar ao primeiro P e analisar o que melhor o seu produto oferece, esse será o seu norte. Pense no diferencial, o que chamaria mais a atenção do público. Após isso, é necessário elaborar um planejamento de marketing bem estruturado e pensar qual ideia você quer passar do seu produto ou serviço. Algo mais moderno, divertido, sério?
No planejamento é imprescindível ter elementos como o tempo de duração da campanha, se existe um período específico do ano que o seu produto irá vender mais, qual será o melhor veículo a ser utilizado (internet, televisão, rádio, ações promocionais), e como a concorrência está vendendo esse produto.
Em constante evolução
Os 4P’s do marketing se consagraram como preceito para dar o pé inicial em qualquer negócio. Ainda que faça muito sentido, devemos lembrar que o marketing está sempre mudando, assim como as pessoas e seus modos de consumir também.
Hoje já existem os A’s e C’s do marketing e daqui a uns anos haverão os D’s e E’s. Por essa razão é necessário estar sempre atento as novidades e novas tendências do mercado.