Quem trabalha com marketing ou até mesmo possui um negócio, precisa estar sempre ligado no seu público-alvo, afinal, o consumidor é uma das partes mais importantes de um negócio. É aí que entra a “persona”.
Enfim, o que é uma “persona”?
A persona de um negócio nada mais é que a representação (ou personificação) do público-alvo. Funciona como um personagem criado a partir das características do seu cliente. É uma estratégia de marketing já muito utilizada por possibilitar um entendimento melhor de quem é o seu cliente. Sem isso, teriamos que lidar com um público extremamente variado, tornando difícil saber suas reais necessidades.
Outro ponto importante na hora de saber exatamente o comportamento do seu público é ter a certeza de quais pessoas o seu produto atinge. Clientes idealizados sem um estudo prévio pode muitas vezes ocasionar em um público errado.
Descobrindo e reunindo todas as informações necessárias para criar um perfil de comprador, é possível direcionar melhor as suas vendas e definir estratégias para aplicar no público de forma mais assertiva.
Como criar uma persona?
A persona não é criada a partir de achismos. Para descobrir, é necessário fazer uma série de pesquisas diretamente com o seu público, aplicar questionários e tentar extrair o máximo de informações sobre a personalidade dos seus clientes. Ao final, será criado um perfil exato, com profissão, idade e anseios.
Considere pesquisar informações mais comuns como faixa etárea, profissão, localização geográfica, hobbies e gênero, mas é essencial ir mais a fundo, pesquisando também sobre conquistas, medos, metas de vida, prioridades, sonhos e ambições. Além do perfil, é indicado pesquisar comportamentos em relação as compras, como canal que mais utiliza para comprar (lojas físicas, sites, aplicativos), se o processo de compra é demorado ou lento, se são impulsivos ou preferem pesquisar bem antes de tomar a decisão.
A partir dessas informações, você estará pronto para criar um personagem semi-fictício, que servirá como guia para suas estratégias. Cruzando todos os questionários, você vai perceber que perfis dialogam, mas não se assuste se aparecer mais de um, quer dizer que você tem mais de uma persona e que atinge mais de um tipo específico de público.
Na hora de definir o perfil da sua persona é importante conter todas as informações que você considere relevante para conseguir compreender a essência dessa pessoa. Sabendo seus sonhos e metas, é possível alinhar a comunicação do seu produto a isso a fim de causar identificação da pessoa com a marca.
Por exemplo, se o seu público-alvo são mulheres empresárias, entre 30 e 40 anos, com filhos. A sua persona poderia ser a Elisa, que tem 37 anos e dois filhos, um com 7 anos e o mais velho com 10. Para ela, é importante ter tempo para estar com filhos e conseguir dar conta também de todas as reuniões da vida de empresária. Seu medo é falhar com os filhos e com a empresa, mas seu sonho é expandir o negócio para outros três estados. Quando tem tempo livre, gosta de ir ao cinema assistir os novos lançamentos e em museus.
Visivelmente é mais fácil definir estratégias de como atingir Elisa do que mulheres empresárias, certo?
Por que é importante ter uma persona?
Como já explicado ao longo do texto, ao definir um cliente ideal com características e anseios palpáveis, é mais fácil identificar qual tipo de publicidade funciona melhor para essa pessoa.
Até mesmo certificar que o público que você achava ser o seu está certo. Além de investir nos melhores pontos, por exemplo, caso você descubra que o seu público utiliza mais sites para compras e prefere pesquisar bastante antes de tomar uma decisão.
Se for o caso da sua empresa ter um blog, também é mais fácil definir o conteúdos e até mesmo os tópicos a serem abordados durante o texto.
Viu quantos benefícios? Está esperando o quê para criar a sua persona?