Os números comprovam aquilo que muitas pessoas, inclusive os empreendedores digitais, já sabem: as vendas pela internet crescem a cada ano.
Esse crescimento se deve a inúmeros fatores, como o crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet – o que se deu, em grande parte, pelo aumento nas vendas de smartphones nos últimos anos.
Isso significa que as pessoas não só estão se conectando mais como também estão comprando mais – muitas delas pelos seus dispositivos móveis.
Essa nova realidade mostra que os empresários com lojas virtuais mais do que nunca devem se preocupar em investir em um ecommerce responsivo ou mesmo em uma loja mobile.
Dados apontam ainda que metade da população já possui acesso à internet e que o número de pessoas com smartphone já ultrapassa os 35% da população.
Além disso, o percentual de consumidores virtuais ativos na internet já chegou a 20% da população.
O site Ebit, famoso por ajudar os consumidores a conhecerem a reputação do comércio eletrônico publica, todos os anos, os seus levantamentos sobre o ecommerce do país.
Em 2015, ele divulgou que o faturamento do segmento ficou em R$ 41,3 bilhões, o que significou um crescimento de 15,3% em relação ao ano de 2014.
Os números de 2016 ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que o ano tenha fechado com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, o que representaria um faturamento que chega a R$ 44,6 bilhões.
Essa é também a realidade prevista para os próximos anos, inclusive em termos de faturamento, uma vez que os preços estão aumentando cada vez mais. Mesmo assim o crescimento percentual de consumidores que preferem a internet para realizar as suas compras também é uma constante, inclusive com mais pessoas aderindo à banda larga, o que foi registrado pelo mesmo estudo.
Embora a maioria da população ainda prefira comprar em lojas físicas, a questão é que esses números são muito positivos para quem já possui um ecommerce ou pretende abrir o seu próprio negócio pela internet.
Esse crescimento é bastante significativo, ainda mais se for levado em consideração que o hábito de comprar pela internet é relativamente novo ao ser comparado com esse costume em outros países, que realizam compras pela web há muito mais tempo.
Por que o comércio eletrônico no Brasil está crescendo
Além de mais pessoas terem acesso à web, o que favorece os bons números do comércio eletrônico no país é o fato de os brasileiros estarem cada vez mais confiantes em comprar em lojas virtuais.
Assim como todas as mudanças, existe uma fase de adaptação. No caso das compras virtuais, um dos principais empecilhos para quem tem acesso à internet é o medo de realizar uma operação que lhe cause prejuízo.
No entanto, a cada dia os ecommerces estão investindo em selos de reputação e de segurança, bem como em mecanismos para garantir uma venda segura aos seus clientes.
Garantir vendas com praticidade e com alto grau de confiabilidade é o que tem ajudado a impulsionar as vendas do comércio eletrônico
A propósito, a praticidade e o conforto de comprar em um ecommerce são algumas das vantagens mais apontadas pelos consumidores, sem contar que pela internet é possível encontrar promoções tentadoras.
E isso é bastante fácil de entender, pois quem tem uma loja virtual não necessariamente precisa alugar um espaço comercial. Esse gasto a menos é crucial na hora de precificar a sua mercadoria.
No entanto, existem muitas outras despesas que as lojas virtuais podem reduzir ou mesmo eliminar. Não raro, um empreendedor online começa o seu próprio negócio sozinho, sem funcionários, o que lhe ajuda a oferecer preços muito mais baixos em relação à concorrência. Mas quando a empresa online cresce, torna-se quase inviável trabalhar só. Mesmo assim, o quadro de funcionários pode permanecer mais enxuto.
Na realidade, quem se empenha bastante em administrar o seu empreendimento virtual pode ter um custo mensal bastante baixo e assim oferecer preços vantajosos aos seus clientes de maneira permanente. O que também estimula mais consumidores a cada vez mais preferirem as compras pela internet é a comodidade de receber em casa a sua encomenda.
Embora haja quem prefira até mesmo pagar mais para receber a sua entrega antes, existe um expressivo número de pessoas que optam pelo valor de frete mais baixo mesmo que isso signifique ter que esperar mais para receber o seu produto.
Isso tem muito a ver com o perfil do seu público-alvo. Desse modo, ao identificar as suas preferências e necessidades, é possível oferecer um produto personalizado aos consumidores em potencial para o seu negócio.
Quais segmentos de mercado possuem as melhores expectativas
Atualmente, é possível adquirir praticamente todos os tipos de produtos e serviços pela internet.
Apostar em segmentos novos, ou seja, que são mais difíceis de encontrar na web, por exemplo, é uma forma de contar com um grande diferencial na sua loja virtual.
Por outro lado, como as pessoas ainda não possuem o hábito de adquirir essa mercadoria virtualmente, pode haver um pouco de resistência em um primeiro momento, embora a concorrência seja bem menor.
Já quem prefere apostar o seu empreendimento virtual em um ramo já consagrado começa a atuar ao lado de uma ampla concorrência, mas também conta com um grande número de consumidores. Isso é possível perceber principalmente no segmento de vestuário, produtos femininos de beleza e higiene e nos eletrônicos, como dispositivos móveis, games e computadores.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, entretanto, as melhores expectativas para os próximos anos estão nas lojas virtuais de bens digitais, entre eles, os eBooks, as músicas e os filmes on demand. Ou seja, segmentos de mercado que estão em alta e nos quais é possível investir com grandes chances de sucesso.
Como o Marketing Digital pode ajudar os ecommerces no Brasil
O Marketing Digital é sem dúvida um dos grandes aliados do ecommerce, não somente no Brasil mas no mundo todo.
Podemos ver que cada ação de Marketing Digital é exclusiva para cada tipo de comércio, pois cada produto tem seu público e características específicas.
As ferramentas usadas pelo Marketing Digital deixam o ecommerce brasileiro mais próximo de seus clientes, fazendo com que o lojista identifique o que os consumidores querem e precisam.
Isso possibilita um contato mais direto e personalizado com a audiência, diminuindo a distância que o ecommerce tem do cliente.
A concorrência do ecommerce no Brasil, assim como em outros países, é bem grande: são muitos produtos semelhantes com preços, formas de pagamento e valores de frete diferentes.
Dessa forma, cada ecommerce precisa ser diferente em algum dos requisitos para poder estar um passo à frente dos concorrentes.
Sem dúvida uma estratégia bem planejada de Marketing Digital pode ajudar nessa personalização, dando uma boa oportunidade de compra e venda aos brasileiros.
Fonte: http://resultadosdigitais.com.br/blog/crescimento-do-comercio-eletronico-no-brasil/