Muito disseminado entre os profissionais de marketing, SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de regras para a produção de textos que tem a capacidade de otimizar o seu conteúdo, o tornando mais fácil de ser localizado por pessoas em sites de busca e aumentando a visibilidade do seu site.
Apesar desses controles de busca já serem conhecidos para textos, muita gente não sabe que eles também podem ser aplicados em imagens. A vantagem é que, como ainda não é tão conhecido, dá a oportunidade a pequenos sites de se destacarem nas primeiras posições quando se faz uma pesquisa de imagem.
Além disso, ao se fazer uma busca por imagens, aparecem a cada rolagem cerca de 40 a 50 imagens, tornando mais fácil a imagem do seu site estar na primeira página de pesquisa (onde as pessoas costumam permanecer). É principalmente vantajoso caso o seu blog faça uso recorrente de imagens que possuem alto teor de pesquisa em sites de busca, como decoração, roupas, comidas, etc.
Já está convencido? Nós vamos te ensinar agora mesmo como usar o SEO nas imagens do seu site!
Como usar SEO para imagens?
1. Nome do arquivo. Você salva as suas imagens com qualquer nome? Primeiro passo a ser mudado. O nome é um dos aspectos que os sites de pesquisa utilizam para “ler” a imagem e entregar exatamente o que a pessoa pesquisa. Por isso, se a sua imagem contém um sofá vermelho como decoração de uma sala, aplicando o SEO, você pode salvar a imagem como “sofa-vermelho-decoracao”.jpg”. É importante não esquecer de não utilizar acentos e, no lugar dos espaços, o hífen, pois sites de busca não costumam ler espaços e acentos.
2. Alt text. O alt text é uma propriedade que você deve inserir no código HTML da imagem. Pode parecer difícil mas é mais fácil do que você pode imaginar. Ao adicionar uma imagem no seu blog, o site que o hospeda irá criar um link para essa imagem e é nesse link que devemos agir. Se você utiliza o wordpress, existe o campo chamado “texto alternativo”, nesse lugar pode você narrar sua imagem usando palavras-chave. Se você precisar fazer manualmente, utilize o código "alt=texto alternativo", no interior da tag, colocando na parte do "texto alternativo" as palavras-chave que descrevem a sua imagem (se ainda tiver dúvidas, nesse link tem tudo bem explicado). Além disso, também é útil para deficientes audiovisuais que possuem programas de computador que leem imagens
3. Imagens leves. Esse aspecto não está tão ligado ao SEO de imagens, mas impacta diretamente o sucesso da sua página. Imagens pesadas fazem com que o carregamento das páginas sejam mais lentos e isso ocasiona na desistência dos leitores em acessarem o site. Existem alguns sites que gratuitamente podem diminuir o tamanho dos seus arquivos.
4. Contexto. É importante também que as imagens dialoguem com o texto e possuam legendas. Uma imagem que não tenha relação com o conteúdo do texto podem reduzir a relevância em sites de busca.
São práticas simples, mas que podem ter um grande resultado nas buscas orgânicas do seu site e, consequentemente, mais visibilidade do seu negócio. Se você quiser saber também como aplicar os conceitos de SEO no seu texto, dá uma olhada nessa nossa postagem aqui!