Startup ou empresa? Saiba as principais diferenças

Startup ou empresa? Saiba as principais diferenças

Nos últimos tempos vimos surgir o boom das startups. A cada dia surge uma nova no mercado. Mas, qual a diferença desse segmento para as empresas comuns? Se você for um empresário iniciando no ramo, te indicamos quais as principais diferenças entre os dois modelos de negócio.

Apesar de ambas serem empresas, o que diferencia um modelo do outro são as estratégias financeiras utilizadas, modelo de gestão,ideologias e objetivos principais.

A começar pela startup, é um modelo pensado para um crescimento rápido e com objetivo de ser uma grande empresa em curto espaço de tempo, também deve existir grande potencial de lucro. São conhecidas principalmente por trabalharem sob grande incerteza e com foco sempre em inovação, por isso estão mais abertos a replanejamento rápido de estratégias e a correr riscos.

As startups trabalham principalmente com o modelo repetível e escalável. Onde repetível significa entregar um produto de uma mesma maneira de forma ilimitada. A empresa Netflix (plataforma de streaming de vídeos) é um grande exemplo disso, pois qualquer assinante pode assistir ao filme que quiser, já que todos sempre estarão disponíveis enquanto estiver na plataforma. Para ser escalável, a startup precisa elevar os lucros sem interferir nos gastos da empresa, por exemplo, a variação de custo para a produção de cem ou mil unidades não deve ser alta.

Já as empresas tradicionais, o foco está principalmente no planejamento e crescimento lento e seguro. As empresas tradicionais normalmente possuem um modelo de gestão mais conservador, sem correr grandes riscos e estratégias muito bem elaboradas, sem previsão de mudanças bruscas.

 

Se você está pensando em iniciar um negócio, esteja sempre atento as nossas dicas!