Nos últimos tempos surgiu uma nova tendência no modo de fazer marketing para o público. Conciliando a venda com um conteúdo mais emotivo, o storytelling é um tipo de narrativa que busca sair do lugar comum da venda unicamente pela venda, é um tipo de venda indireta. Associa uma história com a qual o cliente se identifica ou já vivenciou, em conjunto com o produto ou serviço que se quer vender.
O storytelling faz uso principalmente de recursos audiovisuais combinado a um texto que mexem com as emoções do expectador. É um tipo de marketing menos agressivo e mais persuasivo, que tenta ganhar a confiança e atenção do cliente através de histórias. É um modo também de se aproximar do público.
Por que têm feito tanto sucesso?
Com tantas opções para cada produto de desejo do cliente, ficou cada vez mais difícil se destacar no mercado. O público está exposto a diversas propagandas todos os dias, nas ruas, lojas, sites, o jeito encontrado para se destacar é tentar fisgar o consumidor não com o produto, mas com o que o produto pode representar na vida da pessoa.
Empresas já consagradas têm usado essa tática com sucesso. A Nike e a Coca-Cola são dois exemplos disso. A Nike passou a não apenas vender seus produtos, mas a vender um estilo de vida da Nike, em que, ao comprar um tênis, na verdade você está comprando o estilo esportivo e saudável da marca. Já a Coca-Cola passou a vender a felicidade dos momentos compartilhados tomando o refrigerante e se utilizavam de propagandas emotivas para passar essa mensagem.
Como posso aplicar na minha empresa?
O objetivo do storytelling é promover uma aproximação com o seu público de forma suave e, para chegar a isso, é necessário entender quem é o seu público para que a mensagem seja passada da melhor forma. Faixa-etária, sexo, hobbies, profissão, todas essas informações e muitas outras mais vão te dar a dica de quem é o seu público-alvo.
Por ser uma narrativa audiovisual, é necessário ter um roteiro bem elaborado e estruturado para que o expectador consiga embarcar na narrativa e se sentir tocado. A estrutura de 3 atos é um modo fácil de fazer isso. A história é dividida em três partes: apresentação, desenvolvimento e resolução. A apresentação é focada em criar identificação com os personagens da história, o desenvolvimento apresenta o contexto ou o problema da história e a resolução é o clímax, onde se dá a moral da história.
Para conseguir o clima emotivo, é muito importante que a história deixe claro os anseios, angústias e reflexões dos personagens centrais. Isso fará com que o expectador possa se conectar com o personagem e a história que será apresentada.